sábado, 5 de março de 2011

Trabalhando com parlendas na alfabetização

Processo: Parlendas

Meta priorizada: Escrita/leitura

1-Selecionar parlendas diversas, inclusive as que os alunos já conhecem.

2- Escrever cada uma delas em cartazes para apresentá-las ao grupo.

3- Organizar um momento para trabalhar com cada uma delas (rimas, número de palavras, leitura, ilustração, exploração oral, inferência, musicalidade...), dentro dos descritores da Matriz de Referência para o 2º ano.

4- Assegurar de que as crianças consigam recitar os textos coletiva e individualmente.

5- Reproduzir esses cartazes em folha A4 para que o aluno tenha mais oportunidade de aproximação, memorização e exploração.

6- Preparar uma parlenda com o texto recortado para grupos de 3 ou 4. A equipe deverá montar e ler para os colegas em forma de jogral.

7- Apresentar o livro Salada Saladinha e propor a "publicação" de uma coletânea de parlendas organizada pela turma (Usar a internet para a leitura do livro.).

8- Produzir com a classe uma lista com o nome das parlendas conhecidas.

9- Propor que selecionem as que vão compor a coletânea.

10- Listar as tarefas que devem ser cumpridas para a organização da publicação, como a seleção de textos e a elaboração da dedicatória, das ilustrações e da capa, definindo o prazo para o "lançamento".

11- Promover o lançamento da coletânea.

12- Avaliar e fazer os ajustes necessários.

Exemplo de parlendas pesquisadas na net.

SANTA LUZIA
PASSOU POR AQUI
COM SEU CAVALINHO
COMENDO CAPIM
SANTA LUZIA
QUE TINHA TRÊS FILHAS:
UMA QUE FIAVA
UMA QUE TECIA
UMA QUE TIRAVA
O CISCO QUE HAVIA.

SANTA CLARA CLAREOU,
SÃO DOMINGOS ALUMIOU.
VAI, CHUVA!
VEM, SOL!
VAI CHUVA!
VEM SOL!
PRA SECAR O MEU LENÇOL!

HOJE É DOMINGO
PEDE CACHIMBO
CACHIMBO É DE BARRO
BATE NO JARRO
O JARRO É FINO
BATE NO SINO
O SINO É DE OURO
BATE NO TOURO
O TOURO É VALENTE
BATE NA GENTE
A GENTE É FRACO
CAI NO BURACO
O BURACO É FUNDO
ACABOU-SE O MUNDO!

MORAVA NA AREIA, SEREIA
ENCONTREI O MEU AMOR, SEREIA
APRENDI A NAMORAR, SEREIA
LÁ NO FUNDO DO MAR
OH! SEREIA.

CORRE, RATINHO
QUE O GATO TEM FOME
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TE COME.

MEIO-DIA
MACACO ASSOBIA
PANELA NO FOGO
BARIGA VAZIA.

QUEM COCHICHA
O RABO ESPICHA
COME PÃO
COM LAGARTIXA
QUEM RECLAMA
O RABO INFLAMA
QUE ESCUTA
O RABO ENCURTA.

GALINHA GORDA!
GORDA ELA!
CADÊ O SAL?
ESTÁ NA PANELA!
VAMOS A ELA?
VAMOS!

MINHA MÃE MANDOU
EU ESCOLHER ESTE DAQUI
MAS COMO EU SOU TEIMOSO,
VOU ESCOLHER ESTE DAQUI

LÁ EM CIMA DO PIANO
TEM UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU MORREU
O CULPADO NÃO FUI EU
LÁ NA RUA VINTE E QUATRO
A MULHER MATOU UM GATO
COM A SOLA DO SAPATO
O SAPATO ESTREMECEU
A MULHER MORREU
O CULPADO NÃO FUI EU.

CORRE CUTIA
NA CASA DA TIA.
CORRE CIPÓ
NA CASA DA VÓ.
LENCINHO NA MÃO
CAIU NO CHÃO!
MOÇA BONITA
DO MEU CORAÇÃO.
- POSSO JOGAR?
- PODE!
- NINGUÉM VAI OLHAR?
- NÃO!

UM, DOIS,
FEIJÃO COM ARROZ
TRÊS, QUATRO,
FEIJÃO NO PRATO
CINCO, SEIS,
FEIJÃO INGLÊS
SETE, OITO,
COMER BISCOITO
NOVE, DEZ,
COMER PASTÉIS

BALANÇA, CAIXÃO!
BALANÇA VOCÊ!
DÁ UM TAPA NO BUMBUM
E VAI SE ESCONDER!

QUEM FOI A COTIA  PERDEU A TIA, 

QUEM  FOI PRA PIRAPORA PERDEU  O HORA ,

QUEM FOI PRA  PORTUGAL PERDEU O LUGAR,

 QUEM FOI Á  ROÇA  PERDEU A CARROÇA ,

RICO TRIGO, UM, DOIS ,TRÊS.

LA VOU EU!

Papagaio loiro

      Do bico dourado

      Leva essa carta

      Pro meu namorado









Lá na rua vinte e quatro a   

 mulher matou  um  gato

com a sola do sapato. O sapato 

estremeceu  a mulher  morreu

o culpado, não fui eu.

 
 










Atividades selecionadas na Net trabalhando

algumas parlendas:


















 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por interagir em meu blog.Volte sempre.